quinta-feira, 24 de março de 2011

Geógrafos: história e atribuições.

A profissão de Geógrafo no Brasil só foi regulamentada pela lei nº 6.664, de 26 junho 1979, entretanto, a atuação deste profissional já vem de longa data. Conta a história que os chineses foram os primeiros geógrafos dos quais se tem notícia. O primeiro compêndio geográfico da China foi elaborado no século IV a.C. e uma enciclopédia geográfica chinesa de 200 capítulos data de 993 d.C. No Brasil a historia dos geógrafos começou em 1808, quando a família real veio para a colônia e trouxe os engenheiros geógrafos, com o objetivo de estudar o território.
A contribuição dos então Geógrafos foi significativa, pois, eles possuíam a noção de espaço. Em épocas primitivas esta noção era fundamental, pois, quando os povos antigos passaram de sedentários para nômades, a localização dos lugares, apontando as direções passou a ser de grande valia para estas populações.
A história do pensamento geográfico se inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar a Geografia como ciência e filosofia. Podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu, como os maiores contribuintes.

                                                      O Geógrafo  (1668-1669), de Johannes Vermeer

No Brasil, a profissão começou a se fortalecer na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criados o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGH), o Conselho Nacional de Geografia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Em 1934 foi fundada a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e se iniciavam o curso de geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), iniciando a consolidação da Geografia no Brasil.
Atualmente, os cursos de Geografia (graduação e pós-graduação) estão presentes em inúmeras instituições de ensino superior do Brasil, contribuindo para a consolidação desta ciência. Os Geógrafos estão sendo mais valorizados e as suas habilitações tornam-se cada vez mais necessárias e fundamentais na organização espacial e no planejamento, tanto urbanos como ambiental.
A noção anterior existente sobre os Geógrafos e sua ciência, a Geografia, era de que não passavam de simples memorizadores de capitais e de termos relacionados à configuração física de territórios.
Entretanto, sabemos da importância e da infinidade de atributos relacionados à Geografia e a seus profissionais. Os geógrafos estão habitados entre outras atividades a realizar a delimitação e caracterização de regiões, sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial; ao equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do País; a interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais; ao zoneamento geo - humano, com vistas aos planejamentos geral e regional; à caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais e ao levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais.
A exigência do plano diretor nas cidades com população acima dos 25 mil habitantes valorizou significativamente o trabalho dos Geógrafos, pois, além de toda a capacidade técnica, esses profissionais estão inseridos e levam em conta a estrutura social existente nos aglomerados urbanos.
Esta característica se deve aos dois grandes ramos que a Geografia se divide: a física e a humana. A Física está relacionada ao estudo dos elementos naturais da superfície terrestre, impactos ambientais, climatologia, biogeografia, topografia, etc. Já a Humana se detém nas relações entre o ambiente e o ser humano, como a geopolítica, a população, geografia agrária, etc.
São justamente os conhecimentos integrados, físicos e humanos, que propiciam aos Geógrafos a liderança em equipes multidisciplinares de planejamento e gestão. Conhecer os aspectos físicos, a gênese dos fenômenos ambientais, a descrição dos eventos geológicos, associando-os com a ocupação humana, seu processo de ocupação e as características da população, contribuem para que um planejamento se torne eficiente.
Neste contexto, através da exposição das suas competências e atribuições, é fundamental que os profissionais formados e os que estão na universidade, busquem uma valorização ainda maior. Para isso, é necessário, em primeiro lugar um conhecimento mais amplo sobre a legislação que rege o exercício profissional, alem disso, é preciso que os Geógrafos ocupem mais os espaços em órgãos e empresas de monitoramento e gestão ambiental, e sejam mais protagonistas, priorizando a qualificação profissional, pois, estamos em uma época onde as profissões tendem a se tornar cada vez mais interdisciplinares. Assim, quem sabe em um futuro próximo possamos fundar no Brasil o nosso próprio conselho, que atenda exclusivamente às nossas aspirações.

3 comentários:

  1. Gostaria de deixar aqui meus parabéns por este texto que falou de forma satisfatória sobre o profissional Geógrafo e suas atribuições, de maneira que esta é uma questão que por diversas vezes ronda principalmente as mentes dos graduandos em geografia e vejo que através de um veículo de comunicação como este, tais dúvidas podem ser debatidas e esclarecidas com uma linguagem mais habitual. Parabéns e continuem trazendo novas informações e de certa forma esclarecimentos sobre os Geógrafos.

    ResponderExcluir
  2. Em relação às atribuiçoes do geógrafo, ficam as seguintes dúvidas (todas com apresentação de ART). Este pode:
    - elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos?
    - ser responsável pela implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, preparando a instituição para a ISO 14000?
    - solicitar outorga de uso de recursos hídricos?
    - elaborar Plano de Recuperação de Área Degradada?
    - averbar reserva legal?

    Wagner - wlk63@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Wagner,

    Com relação a averbação de reserva legal nós Geógrafos podemos assinar sim. No estágio que fiz no Tocantins fizemos o mapeamento para averbação da reserva legal e o Geógrafo responsavel assinava. Os Geógrafos também podem elaborar plano de recuperação da áreas degradadas.
    Com relação às outras questões não temos completa certeza (verificamos junto ao CREA, mas ainda não obtivemos resposta), mas aguarde porque estamos elaborando um texto onde abordaremos todas estas atribuições.

    Abraços.

    ResponderExcluir